CAIXA Cultural apresenta:
A mostra, de autoria de José Rosa, registra 20 retratos de espaços urbanos como passagens, becos e passarelas de Brasília. O fotógrafo é adepto da fotografia pinhole (ou artesanal), técnica alternativa para se fazer fotografia sem o uso de máquinas convencionais, desde 1990. Utilizou uma câmera fotográfica gigante construída com um trailer e diversas câmeras construídas com latas e caixas.
A motivação do fotógrafo em trabalhar com a fotografia pinhole surgiu pela percepção de que a digitalização do processo de se fazer fotos criou uma nova maneira de se perceber o mundo, mais instantânea e fisicamente fiel. Ao mesmo tempo, gerou também uma nova visão sobre o processo fotoquímico, propondo um resgate da fotografia enquanto expressão e desafio, atendo-se muito mais à idéia a ser registrada e ao processo de formação da imagem fotográfica do que ao simples clicar da máquina.
Sobre a técnica pinhole
A fotografia pinhole remete ao princípio da câmara escura e à invenção da fotografia. A câmera é construída artesanalmente com materiais como uma lata e um alfinete para furar o recipiente. A luz entra pelo furo e desenha a imagem em um papel fotográfico colocado no interior da câmera. O furo corresponde à lente e origina o nome da técnica, pois pinhole do inglês significa buraco de agulha.
A fotografia pinhole difere da convencional em vários aspectos, além da própria aparência e maneira de produção. Sua imagem apresenta uma curiosa combinação entre perspectiva e a infinita profundidade de campo, devido ao minúsculo furo que funciona como lente. O estático, o vazio, o efeito fantasmagórico e sobreposição de imagens também estão presentes como características da fotografia devido à exposição prolongada.Serviço:
Local: Galeria da CAIXA
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba
Abertura com visita guiada: 29 de setembro de 2009 às 19h
Data: de 30 de setembro a 18 de outubro de 2009
Horários: terça a sábado das 10h às 21h e domingo das 10h às 19h
Ingressos: Entrada Franca
Informações: (41) 2118-5114 (agendamento de visitas monitoradas) Classificação etária: Livre para todos os públicos
0 Comments:
Postar um comentário